O caminho certo para o seu Curso Técnico Gratuito do PRONATEC
Aguardando a publicação do Edital do PRONATEC... Antecipe a sua pré-inscrição em nosso site.

INSCREVA-SE ABAIXO!


FAÇA A SUA
PRÉ-INSCRIÇÃO
CURSOS 100% GRATUÍTOS
ESCOLHA O SEU
CURSO TÉCNICO

Cinco erros no seu currículo que podem te eliminar dos processos seletivos

Existem alguns erros que podem comprometer seriamente as suas chances de conseguir se classificar em um processo de seleção de emprego e de ser contratado. De nada adianta ter uma excelente trajetória ou uma formação de fazer inveja, se você descuida de uma peça básica da sua vida profissional: o currículo.

Veja a seguir os cinco erros mais comuns e que são imperdoáveis em um currículo:

  1. Ausência de informações para contato

Pode parecer óbvio (e é mesmo!), mas muitos profissionais se esquecem de incluir dados básicos sobre si mesmos no CV. É essencial que no documento estejam o nome completo, bairro de residência, e-mail e telefone. Hoje em dia, as redes sociais também têm grande importância, portanto, vai bem colocar os links de cada uma delas, principalmente o LinkedIn.

  1. Erros graves de português

Erros gramaticais muito grosseiros são imperdoáveis, o mesmo vale para textos mal redigidos, confusos e incoerentes. O mínimo que se espera é que o candidato revise o documento antes de enviá-lo para qualquer recrutador.

  1. Autoelogios

Usar adjetivos vazios a favor de si mesmo é algo completamente desnecessário. “Dedicado”, “proativo”, “organizado”... Nada disso passa credibilidade e, portanto, não agregam nada ao currículo. Busque provar essas características com as suas experiências profissionais.

  1. Layout extravagante

Lembre-se que “menos é mais” também na hora de fazer o seu currículo. Por ser um documento formal, é preciso que tenha uma aparência simples e sóbria. Portanto, nada de exagerar nas cores, fontes, imagens, etc.

  1. Tamanho insuficiente ou exagerado

Um bom currículo é conciso e vai direto ao ponto. Um CV com uma única página é sucinto demais, mas se passar de cinco laudas também está inadequado. O mais importante é conseguir avaliar o que é essencial estar ali, nada pode sobrar ou faltar.