O caminho certo para o seu Curso Técnico Gratuito do PRONATEC

FAÇA A SUA
PRÉ-INSCRIÇÃO
CURSOS 100% GRATUÍTOS
ESCOLHA O SEU
CURSO TÉCNICO

SISUTEC - Entendendo as etapas do processo de seleção do Pronatec

O processo de inscrição e seleção dos candidatos à uma bolsa gratuita dos cursos técnicos do Pronatec é conduzido através do SISUTEC - Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica, site mantido pelo MEC e colocado no ar no início de cada processo.

Para que você tenha mais chances de conseguir uma bolsa gratuita de um curso técnico oferecido pelo Pronatec é muito importante que você esteja bem informado e acompanhe cada etapa do processo de seleção no SISUTEC e, neste sentido, ao fazer a sua pré-inscrição na Central Pronatec (veja formulário acima), nós lhe manteremos informado sobre cada etapa, conforme abaixo:

SISUTEC - Etapa Edital | Central Pronatec

Edital de oferta dos cursos técnicos gratuitos do Pronatec

Normalmente, os editais de oferta para os cursos técnicos gratuitos do Pronatec são publicados no início de cada semestre. As vagas são destinadas a todos que tiverem concluído o Ensino Médio, prioritariamente, na rede pública ou em instituições privadas com bolsa integral.

SISUTEC - Etapa Cronograma | Central Pronatec

Cronograma do processo de inscrição e seleção

Com a publicação do edital são definidas as datas de início e término de cada etapa do processo de inscrição e seleção dos candidatos a uma bolsa gratuita dos cursos técnicos do Pronatec. Não é incomum a publicação pelo MEC de adendos ao edital, alterando as datas inicialmente previstas.

SISUTEC - Etapa Inscrições ENEM | Central Pronatec

Inscrições abertas para quem fez o ENEM

Nesta etapa, somente os candidatos que fizeram o último exame do ENEM poderão se inscrever e a seleção dos inscritos será feita de acordo com a nota obtida, dentro do número de vagas em cada curso, por modalidade de concorrência. A concorrência é definida segundo a nota de corte, que é a menor nota necessária para que você fique entre os candidatos selecionados do curso escolhido, baseado no número de vagas e no total de inscritos.

SISUTEC - Etapa Matrículas ENEM | Central Pronatec

Matrículas abertas para os selecionados pelo ENEM

Os selecionados para cada curso terão um período definido pelo calendário para apresentarem a documentação necessária e fazerem suas matrículas na instituição escolhida. Caso sobrem vagas ao término deste primeiro período de matrícula, haverá uma segunda chamada.

Caso você não tenha sido selecionado nem na primeira, nem na segunda chamada, você ainda poderá ter chances de fazer um curso técnico gratuito na fase de vagas remanescentes.

SISUTEC - Etapa Vagas Remascentes | Central Pronatec

Vagas remanescentes - Inscrições abertas para quem não fez o ENEM

Nesta fase, só é exigido que o candidato tenha concluído o Ensino Médio, tendo realizado ou não o ENEM. Faça sua pré-inscrição na Central Pronatec para que você receba informações em seu email sobre quando e como proceder.

SISUTEC - Etapa Última Chance | Central Pronatec

Última chance para conseguir o seu curso técnico gratuito

Caso o aluno matriculado em etapas anteriores não compareça nas aulas na primeira semana de curso, sua matrícula será automaticamente cancelada e uma nova vaga será aberta. Esta é realmente a sua última chance para conseguir um curso técnico gratuito do Pronatec no semestre, caso contrário, você terá que aguardar o próximo semestre!

Não deixe de fazer a sua a pré-inscrição na Central Pronatec, para estar sempre informado sobre cada uma destas etapas. Nós poderemos realmente lhe auxiliar a conseguir a sua vaga em curso técnico gratuito do Pronatec.