O caminho certo para o seu Curso Técnico Gratuito do PRONATEC

FAÇA A SUA
PRÉ-INSCRIÇÃO
CURSOS 100% GRATUÍTOS
ESCOLHA O SEU
CURSO TÉCNICO

O que é o Pronatec?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec foi criado pelo Governo Federal, em 2011, a fim de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Através do aumento do número de vagas, ampliação de instituições pelo país e bolsa de estudos aos interessados, o Pronatec visa o crescimento profissional e mostra como uma excelente oportunidade para iniciar a carreira.

O que é o Pronatec? | Central PronatecO Pronatec se desenvolve de três formas: a primeira é na oferta de ensino técnico para estudantes do Ensino Médio, a segunda é na oferta de qualificação profissional para jovens e adultos que buscam a oportunidade de melhorar sua formação e a terceira se dá na oferta de cursos de capacitação para o público do programa Brasil Sem Miséria.

O Pronatec já alcançou o número de 4,6 milhões de beneficiados, em mais de 3.200 cidades e municípios em todo o país. A meta de investimento do governo no programa era de R$14 bilhões até o final de 2014, para chegar à marca de oito milhões de alunos matriculados em cursos técnicos profissionalizantes, em mais de 400 áreas de conhecimento.

De acordo com a Lei nº 12.513/2011, os objetivos do Pronatec são:

  • Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio presencial e a distância e de cursos e programas de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
  • Fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da articulação com a educação profissional;
  • Ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores, por meio do incremento da formação e qualificação profissional;
  • Estimular a difusão de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.