O caminho certo para o seu Curso Técnico Gratuito do PRONATEC
Aguardando a publicação do Edital do PRONATEC... Antecipe a sua pré-inscrição em nosso site.

INSCREVA-SE ABAIXO!


FAÇA A SUA
PRÉ-INSCRIÇÃO
CURSOS 100% GRATUÍTOS
ESCOLHA O SEU
CURSO TÉCNICO

5 dicas para voltar com tudo para o mercado profissional

Se você se encontra, atualmente, fora do mercado de trabalho é normal sentir dificuldades para se reinserir profissionalmente. No entanto, existem estratégias simples que podem facilitar esse processo.

Confira cinco dicas que vão ajudar você a reconquistar seu espaço no mercado de trabalho:

1 – Faça um bom currículo

O currículo continua sendo a maneira possível de se apresentar às empresas. Por isso, ele deve ser um retrato fiel da sua carreira e demonstrar o bom profissional que você é. Procure, portanto, ser claro, direto e conciso. Quando você consegue explicar suas habilidades e experiências em pouco espaço, aumenta a chance de o entrevistador ler todo o seu CV.

2 – Entre em contato com amigos e familiares

As pessoas precisam saber que você está de volta ao mercado de trabalho e quem precisa divulgar essa informação é você. Portanto, não sinta vergonha ou medo de pedir a um amigo que te indique para vagas de emprego. Avise familiares, amigos e pessoas próximas que você está procurando novas oportunidades. Entregue seu currículo (impresso ou por e-mail), explique o que espera da vaga e se coloque à disposição para entrevistas.

3 – Faça cursos online gratuitos

Aproveite o tempo que não está trabalhando para se aperfeiçoar na sua área. Hoje, existem diversos cursos, online ou presenciais, em áreas variadas. Com eles, você amplia seus conhecimentos e aumenta o seu currículo. Por não ter que se dedicar a um trabalho em período integral, é possível que você administre seu próprio horário, organizando os estudos com os horários das entrevistas que vai agendar.

4 – Não descarte trabalhos temporários

Enquanto você não encontra a vaga ideal, vá atrás de empresas que contratam pessoas por semanas ou meses. Além de ganhar dinheiro nesse período, você mostra que está disposto a trabalhar o quanto antes. E mais: um emprego temporário sempre existe a possibilidade de ser efetivado.

5 – Invista nas redes sociais profissionais

Não basta preparar o currículo e deixar guardado no computador à espera de um milagre. É preciso compartilhar e manter as informações atualizadas nas redes profissionais, como o Linkedin. Além disso, estar ativo nas mídias sociais é também uma forma eficiente de ativar seus contatos profissionais.

Ao seguir essas dicas, você já estará, aos poucos, se reinserindo no mercado. Com um pouco de persistência, verá que é possível alcançar seus objetivos! Boa sorte!