O caminho certo para o seu Curso Técnico Gratuito do PRONATEC
Aguardando a publicação do Edital do PRONATEC... Antecipe a sua pré-inscrição em nosso site.

INSCREVA-SE ABAIXO!


FAÇA A SUA
PRÉ-INSCRIÇÃO
CURSOS 100% GRATUÍTOS
ESCOLHA O SEU
CURSO TÉCNICO

Técnico em logística: competências necessárias para a profissão

O curso técnico em logística é um dos que mais geram empregos no país. Por isso, a sua procura também é alta. Mas é importante verificar se você possui as habilidades e competências necessárias para exercer a profissão, além de ser de seu interesse e vontade.

Com o curso técnico em logística, o profissional formado poderá trabalhar em instituições públicas, privadas e do terceiro setor. As atribuições comuns para essa profissão

Considerando isso, pontuamos algumas habilidades que são importantes no cotidiano do trabalho do técnico em logística, no reconhecimento de suas competências e valorização no mercado de trabalho. Confira:

Boa comunicação

A logística é uma área que a comunicação é essencial: tanto com a equipe, outras áreas de empresa, com fornecedores e clientes. É fundamental transmitir as suas ideias com clareza e objetividade.

Relações interpessoais

Gostar e saber lidar com as pessoas – nos diversos setores da empresa, fornecedores e clientes – também é importante para o profissional. Deve-se atentar para atender às necessidades, cumprir os deveres no trabalho em equipe e também buscar a resolução de conflitos.

Planejamento global e estratégico

A proatividade é uma característica esperada para o profissional de logística. É fundamental conseguir avaliar o processo de trabalho, o que é positivo e negativo, o que deve ser mudado, o que a concorrência está fazendo; é importante também que consiga prever, propor correções nos planos iniciais e também explorar as possibilidades de atuação.

Trabalhar sob pressão

Pelo próprio ritmo de trabalho da logística, em diversas situações, a urgência de determinada ação e a cobrança por resultados, o profissional terá que trabalhar sobre pressão. Conseguir entregar bons resultados, mesmo nessas situações, é uma característica muito procurada no mercado de trabalho.

Inglês

O domínio de outro idioma, além do nativo, é um objetivo para muitos profissionais. Para profissionais de logística, a utilização de termos inglês no cotidiano do trabalho é muito comum. A maior parte das leituras acadêmicas na área são também na língua inglesa. Portanto, a fluência em inglês, além do conhecimento dos termos cotidianos da profissão, permite que o profissional trabalhe com clientes e fornecedores nesse idioma, expandindo suas possibilidades no mercado de trabalho.