O caminho certo para o seu Curso Técnico Gratuito do PRONATEC
Aguardando a publicação do Edital do PRONATEC... Antecipe a sua pré-inscrição em nosso site.

INSCREVA-SE ABAIXO!


FAÇA A SUA
PRÉ-INSCRIÇÃO
CURSOS 100% GRATUÍTOS
ESCOLHA O SEU
CURSO TÉCNICO

Cursos técnicos voltados à indústria atraem mais mulheres

As mulheres já são maioria nos cursos técnicos de nível médio. De acordo com dados do Censo da Educação Básica 2013 (o mais recente disponível), elas representam 53,1% do total de alunos dos cursos de formação profissional realizados em conjunto ou depois do ensino médio.

Além disso, de 2009 a 2013, houve aumento de 60% no número de matrículas realizadas por mulheres. Nesse mesmo período, a expansão entre os homens foi menor, de 50%. A análise, elaborada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), mostram que os aumentos mais expressivos foram registrados em cursos ligados à atividade industrial, que formam para profissões tipicamente ocupadas por homens.

O curso de Segurança no Trabalho foi o que registrou o maior aumento de matrículas de mulheres no período: foram 118% a mais entre 2009 e 2013. Em seguida, estão os cursos da área de Infraestrutura, com ampliação de 106% e de Produção Alimentícia (83%). Nesses cursos, os estudantes desenvolvem competências como conhecimentos de engenharia e tecnologias, computadores e eletrônica, matemática, raciocínio analítico e capacidade de percepção de problemas.

Apesar dos dados positivos sobre o aumento do acesso das mulheres à educação profissional, ainda é preciso alterar a lógica do mercado de trabalho, que ainda reserva a elas os piores salários. Na média nacional de todos os setores da economia, as mulheres recebem 21% menos que os homens contratados formalmente em ocupações semelhantes segundo a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2013.