Nem tudo o que é exigido no mercado de trabalho é ensinado em sala de aula. Existem algumas competências que são essenciais para um profissional hoje em dia, mas que exigem certa maturidade, confiança e eficiência. Confira algumas:

1 - Inteligência emocional

Profissionais que dominam essa qualidade são muito disputados no mercado de trabalho. A gestão de emoções é uma habilidade essencial para manter a calma em processos seletivos, manter a produtividade e, até mesmo, ser promovido.

2 - Visão de negócio

Não adianta saber muito sobre como o negócio funciona na teoria e ter pouco conhecimento sobre a prática. Obviamente, quanto mais tempo se dedicando à área, mais visão de mercado o profissional terá, no entanto, os novatos devem estar sempre atentos, observando os passos dos colegas e se atualizando sempre.

3 - Networking

A rede de contatos profissionais é um fator importantíssimo na ascensão da carreira. Por isso é essencial saber gerir contatos, onde encontrá-los e selecionar em que momento serão úteis na carreira.

4 - Línguas

Atualmente, dominar outros idiomas é pré-requisito básico para muitas vagas de emprego. Por isso, investir tempo para estudar outras línguas precisa ser tratado como prioridade.

5 - Liderança e trabalho em equipe

São poucos aqueles que conseguem conviver bem com colegas, com espírito de liderança e sabendo executar trabalhos em equipe, é por isso que esta é uma qualidade tão apreciada e buscada no mercado.