O currículo é a sua apresentação. É como se fosse seu próprio reflexo. Portanto, é essencial que você consiga transmitir uma boa imagem ali. Erros gramaticais, excesso de informação, fotos inadequadas, letras coloridas… É enorme a lista de equívocos que se pode cometer e esses arruinarem suas chances de conquistar uma boa oportunidade de trabalho. Para evitar que isso ocorra, confira algumas dicas:
1 – Dados pessoais: São necessários apenas o seu nome, endereço com CEP, telefone e email. Idade e estado civil são optativos. Não há necessidade de colocar número de CIC, RG, carteira profissional ou título de eleitor. A função do currículo é estimular uma entrevista pessoal – documentos serão pedidos nas etapas seguintes. Lembre-se que é essencial manter sempre atualizados telefone e email.
2 – Formação: Mencione sua formação, os cursos técnicos, cursos de línguas, entre outros, na ordem do último para o primeiro. Não se esqueça de colocar os anos de início e término de cada um e o nome completo das instituições.
3 – Experiência profissional: Trata-se de um resumo (máximo de dez linhas) sobre sua carreira, a ser exposto na primeira página. Inicie sempre pela experiência mais recente e foque nos resultados alcançados.
4 – Histórico profissional: O ideal é salientar os cargos mais recentes. Inclua data de admissão e de saída, o nome da empresa e o cargo. Comente sobre o departamento em que atuava e explique a sua importância para a empresa. Resuma suas principais realizações em duas linhas. Destaque projetos que participou, metas atingidas, etc.
5 – Revisão: Depois de pronto, releia o texto com calma e atenção. Mostre para algum amigo mais experiente, que possa alertá-lo para possíveis erros ou, até mesmo, contrate um revisor. Erros de português e de digitação passam a ideia de desleixo.
6 – Fotos: Não envie foto anexada ao currículo. Antes de conhecer a cara do candidato, os recrutadores querem saber de seus feitos e habilidades. Só mande foto se isso for uma exigência do contratante e cuide para que seja uma 3×4 comportada.
Deixar um comentário