O caminho certo para o seu Curso Técnico Gratuito do PRONATEC
Aguardando a publicação do Edital do PRONATEC... Antecipe a sua pré-inscrição em nosso site.

INSCREVA-SE ABAIXO!


FAÇA A SUA
PRÉ-INSCRIÇÃO
CURSOS 100% GRATUÍTOS
ESCOLHA O SEU
CURSO TÉCNICO

Como se destacar em uma entrevista de emprego

Um dos maiores objetivos dos profissionais é conseguir se destacar no mercado de trabalho. Como a concorrência é grande dentro e fora das empresas, algumas ações são fundamentais para se destacar em meio a tantos candidatos em uma entrevista de emprego.

Ser pontual, cuidar da apresentação, fazer uma pesquisa prévia sobre a empresa... Tudo isso é o mínimo que se espera de um candidato. No entanto, existem algumas atitudes que são inesperadas e podem te destacar perante os demais concorrentes. Confira algumas dicas:

Demonstre objetividade e sinceridade

O profissional deve ter clareza sobre seus objetivos de carreira e saber falar dos motivos de saída de empresas em que atuou e o que o leva a procurar esse novo emprego. Por isso, relate brevemente sua trajetória profissional, destacando os pontos positivos e lembre-se de demonstrar interesse naquela vaga, dizendo os motivos que o levaram a escolhê-la.

Use casos e exemplos reais

Para fugir do discurso vazio e ensaiado, o candidato deve citar situações reais para exemplificar suas competências técnicas e comportamentais. Por isso, é importante relatar situações reais e resultados concretos, citando datas, números, etc. Isso dará maior credibilidade na hora de avaliar o perfil.

Saiba falar de suas qualidades e defeitos

É preciso que o candidato esteja preparado para falar sobre suas qualidades e argumentar como lida com seus defeitos. Quando questionado sobre seus pontos fortes, o candidato deve expor características pessoais e profissionais positivas e comprovar isso com base em fatos ocorridos no trabalho.

Seja coerente

Ao falar de si, busque sempre a coerência em todos os aspectos. Cite suas experiências, formação, idiomas, cursos e competências comportamentais. Ajude o entrevistador a entender o que a empresa ganha com a sua contratação.

Em tempos de crise, em que as empresas estão sendo obrigadas a cortarem gastos, os profissionais que estão em busca de um emprego encontram mais dificuldades para se recolocar no mercado e por isso é tão importante demonstrar um diferencial durante a entrevista e aparentar ser útil para a empresa também sobreviver a esse período difícil.