O caminho certo para o seu Curso Técnico Gratuito do PRONATEC
Aguardando a publicação do Edital do PRONATEC... Antecipe a sua pré-inscrição em nosso site.

INSCREVA-SE ABAIXO!


FAÇA A SUA
PRÉ-INSCRIÇÃO
CURSOS 100% GRATUÍTOS
ESCOLHA O SEU
CURSO TÉCNICO

Como saber se você escolheu a carreira certa

Escolher a própria carreira não é tarefa fácil. É preciso que sejam feitas muitas pesquisas e que haja certa intuição por parte do estudante, que deve conseguir identificar qual o futuro profissional que deseja para si.

No entanto, só será possível ter a prova de que de fato fez a escolha certa quando ingressar no mercado de trabalho. Sendo assim, confira as perguntas que você deve fazer para si para saber se optou pela carreira certa:

1 – Você se sente motivado?

Por maiores que sejam os desafios da sua profissão, quando se tem a certeza de que fez uma boa escolha, dificilmente ficará desmotivado. Acordar todos os dias e se sentir feliz em desempenhar tais atividades é o maior sinal de que você optou pela carreira certa.

2 – Você faz suas atividades somente por obrigação?

Gostar do trabalho faz com que você tenha vontade de realizar o melhor. Por isso, por mais que algumas atividades sejam obrigatórias, você passa a realizá-las de maneira prazerosa, sempre propondo novas ideias, buscando melhorar o desempenho geral da empresa.

3 – O tempo passa rápido ou arrastado?

Quando desempenhamos uma atividade prazerosa, o tempo passa rápido. Afinal, você se sente bem estando ali e cumprindo suas demandas. Além disso, você também tende a gostar dos momentos que compartilha com os colegas.

4 – Odiar o trabalho é algo que sempre passa pela sua cabeça?

É comum encontrarmos amigos que não estão satisfeitos com a área de atuação que escolheram. Ao conversar com eles, é possível que reclamem e se sintam insatisfeitos. Se para você esse sentimento é estranho e incompreensível é porque possivelmente escolheu a profissão certa.

Esses são alguns sinais que indicam que você é feliz com a escolha da sua carreira. Mas, caso a maioria das respostas tenha sido negativa, é preciso considerar alternativas, maneiras de mudar essa realidade.

Os cursos técnicos são uma ótima opção para quem busca mudar de carreira, afinal, eles têm uma duração menor e garantem rápida inserção no mercado de trabalho. O que é uma boa solução para profissionais que já atuam em outras áreas, mas se sentem inseguros com a mudança.