De acordo com notícia publicada hoje pela Folha, o Pronatec (Programa de ensino técnico e qualificação profissional) terá orçamento 65% menor neste ano. Será o segundo ano consecutivo que o programa terá orçamento reduzido. Dados do orçamento de 2016 apontam que o governo federal pretende gastar somente R$ 1,6 bilhão no programa.

Criado em 2011 para ampliar a oferta de educação profissional, o Pronatec tem mais de 600 opções de cursos. As aulas são ofertadas por instituições publicas ou do sistema S, serviços de aprendizagem da indústria, comércio, transportes e agricultura.

Ao todo, foram abertas 1,1 milhão de vagas no programa no ano passado, quase três vezes menos que em 2014. Nas entidades do Sistema S, as vagas foram praticamente cortadas pela metade. O Senai (Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial), por exemplo, ofertou 512 mil vagas, no ano anterior, foram mais um milhão de vagas.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), ainda não foi definido o número de vagas para este ano e, com o orçamento previsto, dificilmente será ampliado. Em nota, o MEC informou que “está trabalhando em um acordo com o Sistema S – serviço de aprendizagem da indústria, comércio, transportes e agricultura – para ampliar o número de matrículas oferecidas pelo governo federal no Pronatec”, mesmo com verba menor.