Ao contrário dos cursos de graduação, que duram pelo menos quatro anos, os cursos técnicos são de curta duração, portanto, úteis quando o objetivo é encontrar emprego no curto prazo ou para quem tem como meta a rápida inserção no mercado após o término do ensino médio ou até mesmo concomitante a ele.

Uma das vantagens de se fazer um curso técnico é justamente a possibilidade dele ser feito antes mesmo de completar o ensino médio. Em geral, um aluno no segundo ano do ensino médio já pode cursar e ainda tem grandes chances de se formar e já conseguir emprego. Começando cedo uma carreira que promete ser bastante próspera.

Além disso, os cursos possuem uma enorme variedade e são focados na prática e conhecimentos específicos da área são passados ao aluno, que já sai preparado para exercer as atividades do setor.

São muitas as empresas que buscam por profissionais com esse tipo de formação para complementar o ensino médio ou a graduação. De acordo com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), 70% das pessoas formadas em algum curso técnico conseguem emprego logo ao se formar, além disso, o número de técnicos que são demitidos é menor do que quem não fez o curso. Outra pesquisa, agora da Fundação Getúlio Vargas, mostra que quem tem curso técnico possui 38% a mais de chances de conseguir emprego com carteira assinada.

O curso técnico acaba sendo uma ótima opção tanto para quem está iniciando a carreira quanto para quem busca uma complementação da própria formação. E as opções são inúmeras, é possível realizar um curso para atuar em praticamente qualquer área, desde indústria até procedimentos estéticos.

Também existem escolas técnicas espalhadas pelo Brasil, o Senai e o Senac, por exemplo, são especialistas em formação de técnico e possuem dezenas de unidades.