Estamos vivendo um momento em que o enxugamento de equipes é comum nas empresas e os chefes passam a exigir mais resultados com menos pessoas. Com isso, é natural que a pressão e o estresse aumentem. Entretanto, é preciso muito cuidado para não “descontar” o nervosismo no colega – que provavelmente está na mesma situação que você.

Para manter a harmonia no trabalho e não desestabilizar as suas próprias emoções, confira algumas dicas importantes para agregar ao seu dia a dia profissional e melhorar o relacionamento com a equipe:

1 ­– Tente enxergar as situações de pontos de vista diferentes

Busque desenvolver uma visão mais aberta para observar as situações e as pessoas de diferentes perspectivas. É preciso se distanciar, por um momento, do que você quer e olhar para a situação como um observador, da forma mais neutra possível – emotivamente falando -, suspendendo por um momento os julgamentos pessoais.

2 – Seja gentil na sua comunicação

Muitas vezes, as palavras usadas, o tom de voz, o volume, a postura corporal, as expressões do rosto e os gestos são elementos que podem minar a harmonia e alimentar conflitos entre a equipe. Isso pode influenciar diretamente nos resultados. Por isso, seja gentil na comunicação.

3 – Tenha bom humor e seja otimista

Manter o bom humor, o otimismo e treinar olhar sempre o lado bom das situações são atitudes que influenciam positivamente a vida das pessoas. Além disso, ajudam a manter a mente aberta e a melhorar os relacionamentos interpessoais.

4 – Cuide de você e respeite suas necessidades

Cuide bem do seu corpo, da sua saúde, espiritualidade e força interior, afinal, estar bem consigo mesmo reflete positivamente em tudo, inclusive nos relacionamentos com as outras pessoas.

Com essas atitudes você será capaz de manter um ambiente de trabalho mais harmonioso e atingir todos os resultados traçados com a força e a união da equipe!